AEViVer - Associação Empresarial de Vila Verde

Empresas de Vila Verde desafiadas a investir em Moçambique

A Associação Empresarial de Vila Verde (AEViVer) está apostada em incentivar e ajudar à internacionalização das empresas do concelho. O presidente da direção, José Morais, aponta os países lusófonos como parceiros privilegiados nesta aposta estratégica, para potenciar a capacidade do tecido empresarial vilaverdense além-fronteiras.
É nesse sentido que a AEViVer vai celebrar um protocolo com a Associação Industrial de Moçambique (AIMO), a firmar na próxima Assembleia Geral da instituição, que terá lugar no dia 30, às 21h00, nas instalações da Escola Profissional Amar Terra Verde, em Vila Verde, na presença do Eng. Carlos Simbine, presidente da AIMO-Fi.
"Trata-se de um protocolo que cria pontos comuns de trabalho para o aprofundamento das relações de cooperação e criação de parcerias entre as duas associações, visando a internacionalização da economia de ambos os países, o que se reveste da maior importância, tanto para as empresas portuguesas face ao atual cenário da economia europeia e global, como para Moçambique e as suas empresas, que precisam de captar investimento e capacidade técnica para ajudar a rentabilizar as grandes potencialidades e recursos do país", explicou José Morais.
Tendo em vista a criação de um meio envolvente favorável à intensificação económica e promoção do contacto empresarial entre o concelho de Vila Verde e Moçambique, as associações vão acertar diversas atividades, como eventos e ações de acompanhamento e informação sobre as oportunidades de negócio nos dois territórios, a par de conferências, seminários, workshops e feiras temáticas de âmbito internacional. Vão também apoiar na criação e instalação de empresas no país de destino e acompanhar as empresas no seu desenvolvimento no que concerne aos aspetos logísticos. A AEViVer e a AIMO ponderam ainda criar uma Comissão de Acompanhamento composta por um representante de cada parte, de forma a promover a realização de projetos específicos de colaboração.

Assembleia Geral com plano de atividades
Para além da assinatura do Protocolo de Colaboração Bilateral com a AIMO - Associação Industrial de Moçambique, a Assembleia Geral da AEViVer – agendada para a próxima semana, dia 30, vai ainda ficar marcada pela apresentação do Plano de Atividades e Orçamento para 2013. Seguir-se-á apresentação do programa "Estímulo à Criação de Emprego" pelo IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional
Artigo publicado no Jornal Terras do Homem online, ver mais aqui.