AEViVer - Associação Empresarial de Vila Verde

Workshop GNR Vila Verde: "Segurança no comércio"

O comando do posto da GNR de Vila Verde promove esta sexta-feira, dia 17, um workshop sobre ´Segurança no Comércio´. Mobilizando especialistas em investigação criminal e políticos, a iniciativa visa sensibilizar os empresários para a importância da segurança no desenvolvimento e dinamismo económico.
O eurodeputado José Manuel Fernandes é um dos oradores convidados para a sessão, agendada para as 21h30, no auditório da Escola Profissional Amar Terra Verde.
O deputado João Lobo será o moderador das intervenções dos investigadores criminais da GNR, num painel que juntará o Sargento-Ajudante Esteves, Comandante do Posto da GNR em Vila Verde, o Cabo Cunha, Chefe da Equipa de Investigação e Inquéritos, e o Guarda Soares, da Equipa de Investigação e Inquéritos.
O comandante distrital da GNR, Coronel Mota Gonçalves, assumirá a abertura do evento, em que conta com a colaboração da Associação Empresarial de Vila Verde (AEViVer). Para o encerramento, está prevista a intervenção do presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela.
No painel de intervenções, os militares dos quadros da investigação criminal da GNR vão explicar medidas e atitudes pró-ativas, de prevenção e reação, face à criminalidade, vista neste panorama como um entrave ao desenvolvimento económico. A perspetiva europeia sobre o impacto da segurança no desenvolvimento e na dinâmica será explicada pelo deputado no Parlamento Europeu, José Manuel Fernandes.
Parceira nesta iniciativa, a Associação Empresarial de Vila Verde encara o workshop como uma oportunidade para os empresários do concelho assumirem uma atitude que represente menos riscos e maior estabilidade, enquanto fator de desenvolvimento e crescimento económico.
Porque "empreendedorismo também é segurança", os promotores do evento consideram que é de extrema importância explicar aos empresários intervenções, formas de atuar e programas especiais com vista a reduzir riscos e contrariar com maior eficácia as situações de criminalidade.
Esta iniciativa surge no âmbito do programa nacional ´Comércio Seguro´, que agora é adaptado à realidade vilaverdense. Como explica o comandante da GNR de Vila Verde, Vítor Esteves, o objetivo é "sensibilizar os comerciantes para a nova criminalidade, prepará-los e mobilizá-los para uma atitude pró-ativa de prevenção e combate a riscos e focos de criminalidade".